Deve haver indenização para os colonos europeus e para os colonizados latinos e africanos!

Hoje li uma excelente reportagem no jornal português O Publico. Ela falava sobre as indenizações pela escravatura Portugal deve pagar pela escravatura?. Não fixei muita opinião, mas tenho algo a dizer:

Tanto os colonos europeus quanto os colonizados latinos e africanos devem receber indenizações. O que quero dizer com isso?

É possível ver a escravidão hoje. Ela não é algo de duzentos anos atrás. Ela está na desigualdade existente nos países colonizados e na desigualdade entre brancos e negros existente no países colonos. Assim sendo as indenizações devem ser dadas da seguinte forma:

1º Deve ser perdoada a divida dos países africanos – e também a divida de alguns países latinos e europeus, não por causa da escravidão, mas porque  ela são impagáveis mesmo!

2º Os países norte-amerinos e europeus devem criar um plano para reduzir a desigualdade social nos países latinos e africanos – e também neles próprios!

3º As agencias de fomento à pesquisa acadêmica devem investir em pesquisas sobre o período da escravidão na modernidade, principalmente para que possamos saber o que realmente aconteceu naquele período. Assim criaremos museus sobre o período da escravidão.

4º Os países colonizadores e colonizados devem pedir desculpas por tudo o que eles e seus nativos fizeram no período da escravidão. E criar campanhas afirmativas, como cotas e raciais por exemplo.

A escravidão continua nos países colonizadores naqueles africanos que fugiram para lá e, nos colonizados nos africanos que foram levados para lá.

Pedro Possebon

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s