Cadernos Humorísticos (I)

Creio que toda atividade filosófica tenha nascido como atividade humorística. Proposições como “tudo é água”, ou o paradoxo de Zenão de Eléia não faziam sentido se não em uma roda de amigos. O Elenkhós socrático têm o humor como método. Sem a ironia o Elenkhós não seria possível. Tem isto em mente, antes de se escrever cadernos filosóficos há de se escrever cadernos humorísticos.

Cadernos Humorísticos (I)

O Homem é um ser que aprende. Disto todo militar sabe. A atividade do homem é aprender. Aquele que aprende a nada fazer supera o que aprende a cometer todos os dias o mesmo erro. Aquele que aprende e sabe que sabe tem aí mais um saber, com isso pode ampliar sua gama de saberes, infinitamente até, como um espiral. Sócrates, mais uma vez, e nem chegamos na metade do texto!
Com certeza o leitor não me quer ver refletindo sobre militares. Os mais novos nem o podem ouvir, ainda tem a lembrança das chapadas que levaram. O velhaco não gostará do meu tom, é porque ele era jovem e esqueceu das surras. Eu ainda não levei nenhuma, vou hoje ao quartel dar juras à bandeira e gritar o nome do país.
Muito bem me faz acordar cedo. A sonolência é crítica. Na dúvida o que dá sono não presta. O criticismo, que muitas vezes se mostra mais como parvoíce que como método, tem a sonolência como matéria essencial do curso de crítico. Aulas estas que são dadas pelo professor mais antigo do departamento. O próprio Kant que já era chato dormiria ao ouvir seus discípulos kantianos.
A escola muito bem sabe disto. Forma o espírito crítico dos alunos, obrigando-os a acordar cedo. Muito bem me fez. Hoje só proso a prosa que prezo porque fiz anos de escola. Agora me vou porque tenho que ir à junta. Depois conto meus contos militares.

Pedro Possebon, Santo André, 25 de maio de 2015

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s