Sobre a escrita

Escrever é aprisionar sons em palavras. Mas é mais do que isso. Livros são cartas para amigos. Amigos distantes, que nunca conheceremos. É preciso coragem e ara escrever hoje, pelo menos escrever bem. Escrever é algo arcaico. Coisa de seres antigos. É curioso como a folha seca nossa mente, talvez todas as correspondências deveriam terminar com “precisamos nos encontrar rapidamente”.Talvez devêssemos fazer literatura apenas em praças e teatros. Homero e Shakespeare têm vantagens que nós não temos em frente à folha. Eles tinham um público. Sabiam que precisavam domá-lo. O rapsodos homéricos, que compunham a Ilíada e a Odisseia em frente às pessoa tinham a missão de entretelas com seus cantares. Shakespeare e os diretores de teatro de seu tempo precisavam chamar a atenção do público, que fazia uma algazarra imensa antes de começar as peças.

O bom texto deve ser escrito para as pessoas. Talvez o texto ideal deva ser notas de um terceiro observando uma conversa entre dois amigos. É desnecessário mencionar como é comum no mundo antigo a filosofia na rua, Sócrates, Diógenes, etc. não é possível fazer filosofia sem os philos. Talvez Homero, Sócrates e Shakespeare nos dêem uma boa visão de como um texto deve ser escrito. Talvez a maior demonstração do que tenho em mente seja um tal de Joaquim Maria Machado de Assis.

A conversa com o leitor está muito presente em seus textos. Talvez tenha sido a criação de uma literatura interativa. Há muito o que falar deste homem. Talvez outros modos de escrita propiciem um resultado mais criativo, como ditar à alguém. Algo que restabeleça a conversa com amigos e que dê alguma importância para aquele que ouve os sons aprisionados em palavras. Este texto é a demonstração do contrário. Completamente quebrado e com reflexões esparsas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s