Poema “Teu Canto” de Machado de Assis

Acho interessante publicar um dos poemas de juventude de Machado de Assis, ah a juventude!

TEU CANTO

29 jun. 1855

A UMA ITALIANA

É sempre nos teus cantos sonorosos / Que eu bebo inspiração.

DO AUTOR [“Meu Anjo”.]

Tu és tão sublime / Qual rosa entre as flores / De odores / Suaves; / Teu canto é sonoro / Que excede ao encanto / Do canto / Das aves.

Eu sinto nest’alma, / Num meigo transporte, / Meu forte / Dulçor; / Se soltas teu canto / Que o peito me abala, / Que fala / De amor.

Se soltas as vozes / Que podem à calma, / Minh’alma / Volver; / Minh’alma se enleva / Num gozo expansivo / De vivo / Prazer.

Donzela, esta vida / Se eu tanto pudera, / Quisera / Te dar; / Se um beijo eu pudesse / Ardente e fugace / Na face / Pousar.

De Machado de Assis

Deixe um comentário

