Educação:

“A experiência de si passa por dois níveis: percepção ingênua e reflexão. Nível ingênuo, como lhe é próprio, nenhuma consciência pode fazer outra coisa além de apreender suas cunhagens, programações e adestramentos. Quer em sensações, sentimentos ou opiniões, ela sempre precisa dizer de início: este sou eu! Assim se mostra o meu sentimento, assim se constitui o meu posicionamento. Eu sou como eu sou. No nível reflexivo, a autoconsciência conquista uma clareza em relação a si mesma: assim são as minhas programações, as minhas cunhagens, os meus adestramentos; assim fui educado; assim me tornei; assim funcionam os meus “mecanismos”; assim trabalha em mim aquilo que eu ao mesmo tempo sou e não sou.”

Crítica da ilusão privada, Os oito desmascaramentos, Considerações prévias, Crítica da Razão Cínica de Peter Sloterdijk

Deixe um comentário

