Para andarilhos:

Eu não entendo absolutamente nada da poesia do Zeca, mas ele é o melhor cancioneiro que conheço. Gosto muito deste disco, não é meu preferido. Sou um andarilho, com minha sombra. Como diria o Zeca “quem se lembra dos caminhos velhos é porque tem saudades da terra”:

Cantares do Andarilho (LP Cantares do Andarilho, 1968)

Já fiz recados às bruxas
do caselho à portelada
dei-lhes a minha inocência
elas não me deram nada.

Andei à giesta
ao lírio maninho
na Bouça da Fresta
no Casal Velido
erva cidreira
à erva veludo
na Lomba regueira
no Pinhal do Mudo.

Andei ó licranço
andei ao lacrau
no Monte do Manso
na Espera do Mau
vibra à carocha
ao corujão cego
na mata da Tocha
no rio Lagedo.

Fui andarilho das bruxas
moço de S. Cipriano
já fui morto e inda vivo
vendi a alma ao Diabo.

Era donzel e guardei-me
p´ras filhas da feiticeira
parti-me em metade à loira
noutra metade à morena.

 

Deixe um comentário

